domingo, 8 de julho de 2012

BOA NOVA - MUDANÇA PARA MELHOR!

O que pode ser melhor que a realidade do espírito?!
O que é mais belo e agradável que o espírito?!
O que de melhor o Homem pode almejar e conquistar, que a felicidade que o seu Criador lhe reservou?!
Apenas o mundo Espírita exíste.
O Reino dos Céus ou de Deus, é a verdade constatável que não pode deixar de existir.
Deus é o Senhor da Vida!
Jesus e outros milhões de Espíritos, são Seus Filhos muito amados e os executores das Suas vontades!
A felicidade maior e a paz sem jaça os pertence!
Entretanto, como é indispensável a matéria para que o Espírito adquira experiências e desenvolva seu senso moral e sua inteligência, Deus criou um Universo Material, a Terra e o Homem.
Semelhante a um Pai muito prudente e zeloso, já Se encontrando superior, para as suas criaturas que mais tarde herdariam parte do Seu Reino e administrariam Suas Obras, programou-as para crescer e conquistar a felicidade suprema e a paz através de seus próprios esforços.
Criou a todos símples e ignorantes, com capacidades de desenvolverem suas inteligências e progredirem moralmente, e deu-lhes o livre arbítrio.
Deu-lhes uma gigantesca Universidade, justamente denominada depois de Micro-Universo(Terra), e que assemelha-se ao palco de um imenso Theatro onde Suas criaturas mostrariam realmente(viveriam) suas intenções, atos, progressos, emoções, sentimentos, pendores,…
Acrescentou em cada uma das Suas criaturas, uma sentelha Divina que também se desenvolveria e daria ao Espírito a faculdade de tornar-se, de fato, semelhante a Ele.
Incumbiu a cada Anjo(guardião), guiar pela senda do Bem os Homens.
Para protegê-los de incumbências que não se encontravam nas características dos Anjos Guardiães, permitiu que tivessem em seus auxílios, outros Espíritos como Protetores dos seus.
E o Mundo?!
O Mundo com o Homem viram, um dia, através de um Fenômeno Extraordinário, a LUZ varar as trevas, e semear no solo ainda muito pouco receptivo e fértil, a BOA NOVA!
- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por Mim.
Enunciou Jesus!
- Só Deus é Bom!
Os Espíritos superiores, em o Livro dos Espíritos, Allan Kardec, complementaram:
- Deus é o SER Onipotente, Onisciente e Onipresente.
- Infinitamente Misericordioso e Bom!
Nos Evangelhos, encontramos:
- Vinde a mim todos vós que estais fatigados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei!
- Tomai sobre vós o meu jugo, pois o Meu jugo é suave e leve o meu fardo!
Todos os erros e todos os acréscimos que não são dignos de uma Religião verdadeiramente condizente com a pureza, a superioridade do Cristo, de Deus e, portanto, do Seu Reino, são produtos da inferioridade humana e das más influências dos espíritos muito impefeitos.
É fato constatado na História do Mundo, que os “poderosos e ricos” sempre tentaram se apossar das consciências e dominar as massas.
Muito conseguiram, nas mais diversas Áreas do conhecimento e da atuação humana, com este objetivo criminoso!
Espíritos inferiores e eivados dos vícios e das paixões de quando ainda estavam na forma humana, utilizaram-se da mediunidade ignorada pelos homens, e os induziram às práticas absurdas e fizeram-nos de marionetes por todas as partes e em todas as épocas da experiência Terrena.
Muito investiram contra o Cristianismo, com o fim de desviá-Lo de seus objetivos superiores!
O Homem, investindo em estudos e muitos esforços nesta Matéria; sacrificando boa parte do seu tempo e muitas ocupações que, por fim, não possuem as características de tudo o que possa enriquecer o seu espírito em virtudes, conhecer mais e se aproximar de Deus, do Cristo, dos Espíritos que constituem o Reino dos Céus, além de fazer o seu dever no cenário da Vida, estará trafegando no Caminho certo, recuperando muito tempo perdido e os produtos mais substanciosos da Boa Nova.
Estará investindo no que há de melhor para a sua vida, a sua família,… para a sua(da Alma) Felicidade Futura!
Um raciocínio muito natural, surge em meio às novas atividades.
É o de que, os impedimentos e o descrédito na Religião, na Filosofia e na Ciência, que são produtos dos feitos de espíritos inferiores associados a ignorância e às paixões humanas, não deveriam existir, pois não possuem razões, e Deus, o Cristianismo e o Reino dos Céus, são, de fato, os vencedores, ganhando mais também, a Vida na Terra e no Mundo “Invisível”!
Evoluindo o Mundo, evoluíu bastante também, o senso crítico do homem, os seus sentimentos, percepções,..…
Ao lado do “amai a Deus sobre todas as cousas, e ao vosso próximo como a vós mesmos; dai àquele que vos pede; orai pelos que vos perseguem e caluniam; devemos, hoje, dar mais ao que mais possui; ser mais generosos, humildes, e por que não caridosos para com o Criador e os Espíritos superiores que tanto nos beneficiaram e beneficiam?!
O que mais possui é Deus e os Seus!
Façamos esta incursão para dentro de nós mesmos em busca do nosso verdadeiro Eu.
Busquemos fazer a nossa Reforma Interior como Jesus nos sujeriu.
Quantos já fizeram e sentiram indizível felicidade ao apartarem de si o Homem Velho com suas falsas teorias e vícios, e verem formar-se o Homem novo, o Homem de bem, não aceitando senão virtudes e o que ainda pode ser verdadeiramente bom no Mundo!
"Perdoai a Jesus e a sua Plêiade, ao próprio Deus, pelas suas faltas"; pois são mágoas, erros e faltas que nós, Homens em via de desenvolvimento, imperfeitos, acreditamos haver e que na verdade jamais existiram, e, portanto, assim vivemos, em muitas etapas de nossas vidas ou de nossas existências.
Com o progresso das luzes e as experiências posteriores, o Homem compreenderá que não é possível(admissível) o perfeito errar, mostar-se em muitas Épocas e Áreas do Conhecimento, como um inferior, como um que fére ou magôa.
Os demais progressos do nosso Planeta, o sumo-bem dos progressos, nos serão sempre de muito úteis!
Por exemplo, a Ciência nos afirmou:
A Vida é uma Ciência exata.
O que é certo, é certo; o que é errado, é errado.
A Filosofia complementou:
Ou se é ou se não é.
Ser ou Não ser, eis a questão.
No Livro dos Espíritos são desenvolvidos muitos problemas sobre o SER, Deus e a Criação, a Vida Futura, o Mundo Invisível ou dos Espíritos, a verdadeira finalidade da Vida na Terra, a Reencarnação, entre tantas outras Matérias essênciais à Vida do Homem e do Espírito!
O Homem já se encontra bastande desenvolvido para apagar, na História, o que não é útil, hoje, o que é falso e foi com o passar de algum tempo, falseado por inteligências inferiores do Mundo Invisível ou pelos próprios Homens, auxiliando assim, a limpar não só a História, como as relações Sociais e a própria imagem diante do Reino dos Céus e do Seu Criador.
Será fácil?!
Será sem o concurso do trabalho?!
NÃO.
Tudo o que pertence a Deus, foi colocado muito alto, justamente para que as criaturas ainda inferiores não o deturpassem e violassem o Seu valor intrínseco.
É indispensável, no princípio, essa Reforma íntima.
O Homem trabalhar, combatendo em si tudo o que é orgulho, ambição desmedida, egoísmo, exagerada vaidade,…
Como escrevi acima, todo progresso constatado no Mundo e de orígem(fonte) Legal, auxiliarão bastante!
O progresso das Ciências, da Filosofia, da Religião, da Tecnologia,…
Creio que uma observação é oportuna:
A grande maioria dos homens possui apenas vontade; mas as grandes conquistas da Vida, do Ser, requerem muito boa vontade!
Como em todos os progressos, os primeiros passos na Educação Espiritual ou Evangélica, são muito difíceis!
Os atrativos oriundos da mais pura fonte de Vida, agradabilíssima mesmo, que é Deus e os belíssimos Espíritos que constituem a Sua familia, auxiliarão despertando muito prazer, otimismo, coragem, perseverança, resignação, e outros valores para que se prossiga sempre no Caminho, mesmo quando surgirem empecilhos matériais ou espirituais!
Mais adiantados e certos de haverem enveredados pelo Bom Caminho, encontrar-se-á acréscimos em satisfação e mesmo amigos do Alto que nos sustentam nas provas e, muitas vezes, nos orientam no que de melhor fazer relativamente a este ou aquele problema, a esta ou aquela situação!
Com o Espiritismo, um mundo de opções chegou para o Homem utilizar na resolução de seus problemas, no conhecimento do seu Criador, e na felicidade que o aguarda, conforme aja dado um bom ou mal sentido à sua vida.
Hoje, é prestar melhor atenção nas diretrizes da Vida para não ser novamente vítima das armadilhas dos maus.
Nestes tempos de crises e grandes conflitos, se não houvesse uma alternativa melhor, o que seria do Homem e do Planeta?!
Graças à Jesus e aos Seus pela Boa Nova!
Que felicidade!!!!
Graças à Deus!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PORTAL DA AMAZÔNIA - Nova Orla de Belém do Pará

Quem afirmou que o Mundo vai acabar em 2012?!
Desde que nos sabemos como Cidadãos do Mundo, os seres nascem, crescem, vivem progredindo e morrem.
O nosso Planeta têm, ao longo dos séculos, progredido mas também morrido e renascido em todas as áreas e continentes.
Ademais , Povos de diversos países têm relatado, em épocas diversas, que as Profecias, ou melhor, parte delas, têm acontecido nos diversos séculos após a partida de Jesus Cristo para o Mundo dos Espíritos.
As fotografias abaixo, mostram progresso impotante na Região Norte do Brasil; mais precisamente em Belém do Pará, na Amazônia!
Na medida em que os Estados da Região Norte progridem econômicamente, materialmente e culturalmente; Também, na medida em que a Floresta Amazônica é explorada para a retirada de matérias-primas diversas, e minérios de grande valor econômicos, pelos habitantes da Região, pelos Brasileiros e até por muitas ONGS estrangeiras, têm lugar a mudança da paisagem geográfica e do clima, cedendo espaço para que novos progressos aconteçam, contrastando com as notícias banais de destruição, melhorando muitas vezes a qualidade de vida e mudando também para melhor o progresso Nacional e Mundial!
As campanhas Ecológicas pouco efeito têm causado, em se levando em consideração a imensa necessidade de melhores explorações e preservações do Meio-Ambiente!
Talvez isto aconteça, porque o Homem do Mundo há muitos séculos se endereçou pelos atalhos das grandes conquistas por meios menos difíceis e de resultados mais imediatos.
É que o Brasil, País de terceiro Mundo, muito extenso e populoso, abrigando em seu Seio muitas Raças e Culturas diferentes, na senda do progresso possui mais obstáculos à vencer, mais erros à corrigir, do que valores(virtudes) que lhe facultem parar para apreciar e contemplar.
Como a maioria dos Países do Planeta Terra(para não dizer todos), guarda em sua História, tristes páginas de erros, desencontros, e até crimes, como é o caso da corrupção Política e Empresarial.
Todos perdemos com isto.
Os grandes infratores não são dignos dos títulos de "homens civilizados", e muito menos de seres de moral forte e irrefutável.
Onde não há respeito e amor verdadeiro pelos seus cidadãos, principalmente nos Países que ainda não alcançaram o Primeiro Mundo, o Progresso chega, na maioria das vezes, muito tarde quando alguns milhares já se encontram fracos e combalidos, e outros tantos já passaram para a Vida Além da Morte!
As grandes Obras, na maioria das vezes, são móveis para destacar os partidos políticos e o autor das mesmas.
Entretanto, as lutas empreendidas pelo Povo, sempre tiveram o objetivo das vitórias, de dias melhores!
E o Povo se empenhou amparado em Deus, na vitória da Sua justiça, sempre seguindo pelo bom Caminho e com muita fé e esperança!
Assim sendo, a concretização do progresso é ofertada para o Povo de Deus, que sabe muito bem que com o passar de pouco tempo, tudo que foi feito para o Povo, de fato ao Povo pertence, pois tudo que é indigno de Deus, de Jesus, de Maria,.... desaparece com o tempo!



                                                     VIA DE ACESSO À ORLA

































                                                     UMA JANELA PARA O RIO





                                                NOVA ORLA DE BELÉM DO PARÁ!




                                                           BELÉM-PARÁ-BRASIL
 




                                                   ÁREA DE ESPORTE E LAZER!
                                          


                                                       PORTAL DA AMAZÔNIA!












O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a macrodrenagem da Estrada Nova e a Orla de Belém. Com o projeto, Belém ganhará uma orla com mais de 6 quilômetros de extensão que será fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade, gerando emprego e renda.

O Portal da Amazônia é um investimento na saúde, no meio ambiente, na geração de emprego, na qualidade de vida e, acima de tudo, no resgate da dignidade de quem vive em condições subumanas. O trecho da orla da Estrada Nova terá um percurso de seis mil metros, entre o Mangal das Garças e a Universidade Federal do Pará.

O Portal está inserido no grande Projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que irá beneficiar e mudar, para melhor, a vida de mais de 300 mil pessoas. A primeira etapa deverá ser cumprida, que vai do Mangal das Garças até as imediações da avenida Fernando Guilhon (antiga Conceição), no bairro do Jurunas, até o aniversário de Belém

O projeto Portal da Amazônia, em desenvolvimento desde 2005, deverá mudar a frente da cidade, abrindo um grande “janela” para o rio, melhorando o saneamento da área e incrementando o turismo. A prefeitura buscou as parcerias para financiar a obra, e conta com apoio do Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Algumas empresas também sinalizaram com apoio financeiro para viabilizar a obra. Além de recursos, através de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

O projeto prevê a abertura da orla até a Universidade Federal do Pará, com seis pistas, de 70 metros de largura, com área de passeio, estacionamento e ciclovia. Parte do espaço deverá ser reservado para área de lazer, incluindo quadras de esporte, áreas com equipamentos de ginástica, restaurantes e quiosques, nos moldes das orlas construídas nos grandes centros, como Recife e Rio de Janeiro. Com o projeto, a prefeitura pretende fazer com que Belém desponte definitivamente para o turismo com objetivo de gerar emprego e renda, ao lado de outros atrativos turísticos como a Estação das Docas, Casa das Onze Janelas e o Mangal das Garças.



Texto Técnico: Prefeitura Municipal de Belém (PMB) e Construtora da Obra.
Texto Principal: José Roberto Almeida Valente.
Fotografias: José Roberto Almeida Valente.