quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SOBRE A POLÊMICA DA DIVISÃO DO ESTADO DO PARÁ!

O que voçê acha da divisão de um País ou de um Estado?!
Voçê gostaria que o seu País, ou alguns dos Estados dele, fossem divididos para suprir deficiências em várias Áreas?!
Particularmente e de acordo com alguns milhões de habitantes, creio que semelhante divisão caracteriza, em primeiro lugar, a pobreza ou falta de recursos para manter e desenvolver uma Nação ou um Estado.
A divisão não implica questões meramente financeiras ou administrativas.
Jamais nestas decisões, são levadas em consideração o sentimento, o pensamento e a vontade do povo.
Vão dividir o Estado do Pará.
Há muitos anos, vez por outra, ouvimos falar alguma coisa sobre a DIVISÃO.
A satisfação primeira dos habitantes, é a da dimensão do seu Território!
O Estado do Pará(Região Norte do Brasil), possui gravado em sua memória, o orgulho que o POVO(em especial o Belemense) sente com a extensão do seu Território, seguido de perto das suas riquezas Animais, Vegetais e Minerais, bem como das suas opções de Lazer nas Praias de Rios com Ondas e nas de água salgada do Oceano Atlântico.
O Paraense se felicita ainda, com as adaptações à Língua Portuguesa, de onde nascem modismos como: Pai D'égua, Eu chooro, Te acoca(Te abaixa), Borimbora,...
Na Região Amazônica, com destaque para o Estado do Pará, encontra-se a maior quantidade de riquezas Minerais, como: o ouro, pedras preciosas, pedras semi-preciosas, bauxita, minério de ferro, manganês, petróleo,...
Há uma jazida de Ferro, capaz de abastecer o Planeta Terra por aproxímadamente quatro(4) séculos.
Hoje, a Pecuária e a Agricultura, fazem bonito no cenário Brasileiro!
O Estado é um dos maiores exportadores de peixes e frutos-do-mar do País!
Há milhares e milhares de hectares de Terra, para serem preparados e transfomados em celeiros de Produção por novos agropecuaristas!
Por fim, o Pará é parte integrante da AMAZÔNIA LEGAL!
Um dos maiores Estados do Brasil, possui imensa área da FLORESTA AMAZÔNICA!
Dizem que a divisão que está por acontecer, têm o objetivo de diminuir os gastos e facilitar a administração do Estado.
Alguns milhões de Paraenses são contra esta Divisão.
Conhecendo o Brasil como conhecem, protestam dizendo que o principal objetivo é o de criar novos cargos para funcionários do Governo(Senadores, Deputados,..), almentando as verbas para os Políticos e subtraíndo mais ainda o dinheiro do Trabalhador e do Cidadão.
Propalam:
...-Tudo não passa de mais um "Jogo do Poder", para arrecadar mais renda para os gananciosos oportunistas da Política.
Dividir o Estado é entregá-lo nas mãos, em sua maioria, de Gaúchos, Goianos, Capichabas, Mineiros, Paulistas,... que já estão muito bem instalados, e que justo é reconhecer, muito fizeram pela Agropecuária, aumentando sua produção e produtividade, mas que na verdade não possuem o mesmo sentimento de localidade, e que parece impossível a união perfeita com os Paraenses.
Dividir o Estado, fazendo de Parauapébas uma das suas capitais, e de Belém a outra, mais parece um primeiro passo para a criação de um novo Estado Brasileiro semelhante como aconteceu com Goiás e Tocantins. 
Frente à estes problemas, faz falta a EDUCAÇÃO NEGADA ao Povo Brasileiro no tempo exato, no decorrer do tempo e no caminho do Progresso efetuado pelo País.
A negação da EDUCAÇÃO, foi um dos "Planos" da Corrupção Política Brasileira, que ainda hoje não se viu punição para os autores, destacando-se entre eles a Imprensa Brasileira.
"UM POVO MAL EDUCADO OU APENAS CINQÜENTA POR CENTO EDUCADO, POLITIZADO, NÃO SABE ANALISAR COM CONHECIMENTO DE CAUSA E EFEITO OS PROBLEMAS E SUAS DECISÕES".
Também têm grandes dificuldades para superar as CRISES Sociais, Políticas, Econômicas, Religiosas..., mormente no tempo presente, frente a da Globalização.
Foi assim que a "Vontade dos Brasileiros"aos poucos, foi diminuindo a sua marcha e retirando-se dos caminhos que levavam-no aos melhores PLANOS, seguindo-se muitos estágios de apatia e reãnimos, até os dias atuais, onde, pela Fé em Deus e suas ótimas Religiões, encontraram novas energias e novos horizontes para viver.
O resultado, se não total mais parcial, de muitas décadas de corrupção e enganos, obrigou e incentivou maior parte do Povo a aderir aos sistemas de jogos exercitando-se num estado de hipocrisia que muito influenciou na prática gradativa da corrupção.
Hoje, alguns Partidos Políticos Brasileiros, já incluem em suas "palestras" o destaque á corrupção do Povo.  
NÃO!
NÓS NÃO SOMOS À FAVOR DE UMA GRANDE DIVISÃO, QUE, EM VERDADE, TORNARÁ MENOR O ESTADO DO PARÁ!
MENOR TERRITORIALMENTE!
MENOR EM APREÇO!
A mais forte razão para a divisão, seria a ausência de recursos econômicos para investir no Estado.
Entretanto, é do conhecimento geral, que o Pará é riquíssimo!
A falta de amor pela Terra, traduzida em desumanidade, desonestidade e egoísmo, são as principais causas de a cidade de Belém, juntamente com grande número de outras Cidades do interior do Estado e do Brasil, encontrarem-se entre as menos desenvolvidas, mais sujas e menos belas.
    
  


             José Roberto Alemida Valente                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário