Não faz muito tempo que formei em Técnico em Agropecuária.
Tive ótima educação Familiar, Estudantil e Religiosa!
Nas provas e tentações da juventude, caí feio, buscando prazeres falsos e acompanhado de falsas amizades.
Desci bastante na escala dos valores!
Graças ao auxílio da minha Família, da Educação Estudantil e ao Espiritismo, consegui me levantar, firmar, recuperar a saúde, e hoje trabalho na minha Área com Manutenção de Jardins.
Entretanto, tive muita força de vontade para lutar contra os novos obstáculos, e seguir adiante no novo e belo horizonte que surgiu à minha frente!
Formei na Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, no sul de Minas Gerais, na turma de 1992.
Hoje, ela é considerada a primeira melhor Escola Agrotécnca do País, superando a de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Por tudo de bom que consegui até hoje, agradeço à Deus e a todos que me auxiliaram com suas preces e pensamentos positivos!
Entretanto, e o Brasil como um todo?!
Sem querer dar falsas desculpas para os meus insucessos no passado, às mesmas causas que, em maior parte, influenciaram os meus desgostos e levaram-me a tomar as decisões mais erradas, continuam vivas e até mais desenvolvidas no País.
Logo que formei e tentei uma ótima colocação no Mercado de Trabalho, não enxerguei além de uma forte noite escura, e me vi sozinho e sem um rumo certo.
Em 1994, segundo ano após a formatura, fui novamente para a Região Sudeste, com forte esperança de conseguir um ótimo emprego, que me assegurasse uma vida digna.
Primeiramente fui para Minas Gerais, e, na Escola, solicitei o auxílio dos professores e alguns funcionários da Administração!
Distribuí Curriculuns Vitaes entre eles.
Foi grande o desencontro.
A escola prega solidariedade, e diz que formamos uma grande Família!
Mas os dias se passaram, e depois de um mês, busquei conversar com os professores, o diretor, e alguns outros funcionários.
Eles não haviam dado um só telefonema para um fazendeiro ou Empresa Agropecuária.
Viajei para Holambra, município do interior de São Paulo, e não consegui nada.
Segui então para o Município de Campo Mourão, interior do Estado do Paraná, sul do Brasil.
Apesar do conhecimento de um amigo, filho de influente fazendeiro, não logrei êxito em minha nova investida.
Fui apresentado, e distribuí Currículuns em algumas Empresas e produtores Rurais.
Em Belém, e com o auxílio da família, concluí que na maioria das vezes, não fui admitido devido aos fortes preconceitos de Classe e Regional.
Uma tia minha, que morou por alguns anos no Rio de Janeiro, colocou: – As regiões Sul e Sudeste, são muito preconceituosas!
- Quando eles vêm para cá, são tão bem tratados que, muitos voltam para morar e não saem mais daqui. Mas, quando alguns vão daqui para lá, eles tratam com indiferença.
O Brasil possui marcas fortes de corrupção Política e Empresarial! De uma Nação mal-tratada e mantida por longos anos na ignorância, tendo em vista facilitar a prática dos maus projetos dos quais os chamados “Fortes”, desviariam maior parte da verba.
Hoje dizemos que, o atrazo da Nação e os inumeráveis problemas pelos quais os cidadãos passam (Saúde deficitária; Baixo índice de Educação, desemprego, miséria, violência sem controle,…), são devidos a estreiteza de visão e a mediocridade da maioria dos Políticos e Empresários, que no passado e no presente dirigiram e dirigem a Nação.
Que sempre houveram excessões não duvidamos.
Mas a maioria pensou primeiramente nos seus bolsos, e em segundo lugar, na sua família.
Tais criaturas misturam-se entre os verdadeiros homens de bem do País!
Produzo esta entrada de Blog, com a melhor das intenções e com o objetivo de mostrar à todos do Brasil e do Exterior, que somos uma Nação onde a maioria busca a melhoria em todas as Áreas de atuação. Notamos e aplaudimos as conquistas Políticas e Econômicas que, em verdade, nos auxiliaram a posicionarmo-nos em um estado melhor, destacando entre tantas, o pagamento da dívida externa Brasileira, os progressos nas Relações Sociais, grandes feitos Empresariais, maior preocupação com a Educação e a criação de Emprego e Renda,…
Somos uma Nação de verdadeiros cidadãos, possuidores dos sentimentos de Justiça, Amor e Liberdade!
Entretanto, o meio jamais foi muito favorável.
Somos Brasileiros!
Temos fé na Providência Divina, e mantemos forte a esperança de que o quadro de problemas será sempre modificado para o bem de todos!
Com a chegada da Globalização, a situação ficou aínda mais difícil para os cidadãos de baixa renda.
Comecei a trabalhar na Cidade de Belém, podando ficus e oitizeiros pelas ruas e avenidas.
Adquirí mais conhecimentos.
No curso técnico, não nos insinaram a cultivar Jardins.
Na residência dos meus pais, havia um quintal que media 80mx4m.
Foi o meu primeiro projeto de jardim, com três aceroleiras, uma caramboleira, três coqueiros, duas laranjeiras, sendo uma laranja-da-terra, e uma caneleira.
Nas laterais plantei Ornamentais: Muitas eram folhagens, e muitas outras, belas plantas com flores das mais diversas espécies e cores!
A minha mãe, com muito bom gosto, auxiliou plantando mudas de Alpínias, Rosas e algumas folhagens da Região Amazônica!
Muitas floreiras davam vida ao nosso Pomar Caseiro e Jardim!
Haviam rosas perfumadas, mini-rosas, orquídeas, espatifilus, margaridas, bastões-do- imperador nas cores rosa e vermelhas, hibíscos de quase todas as cores, champoos amarelos, charutos, mini-gardênias,… …
Belas palmeiras, agaves e phylodendros!
Pequenos bebedouros foram colocados em baixo das fruteiras, e os passarinhos davam o ar de suas graças, sempre que vinham beber o néctar(água com açúcar)!
Um banco feito de cedro, foi pintado de branco, e alí sentávamos para conversar, ouvir belas músicas, mensagens edificantes e de paz, e até cochilar após apreciar o céu estrelado e o jardim que, na minha visão, tinha um caráter dinâmico, tendo sempre que acrescentar algo de novo, objetivando melhorar o projeto!
Passei a cuidarde jardins em grandes e belas residências, bem como em Prédios de Condomínio!
Mas, fui aprovado como ótimo Jardineiro, após fazer o meu segundo projeto de jardim, num prédio de classe média.
A ótima área, alguns postes decorativos, e alguns bancos bonitos, propíciaram a execução de um grande e muito belo jardim.
Fiquei conhecido de muitos, e cheguei numa faze em que não dava conta de tantas solicitações para o trabalho.
Entretanto, aqui é o Brasil!
Nenhuma Empresa e Residência concordaram em assinar a minha carteira de trabalho. Poucas vezes fiz um pouco acima de um salário mínimo em um mês!
E aprendi a dura lição que: com excessão de alguns, a maioria dos “ricos” reclama muito e paga pouco!
Resouvi então, trabalhar nos finais de semanas e feriados, para ganhar dinheiro a mais. Com as minhas economias, comprei todo novo, o material de jadinagem, livros técnicos, roupas para melhor me apresentar no s ambientes de trabalho, uma bike muito boa, um computador, celular, relógio, ótimos perfumes, sabonetes e champoos!… …
Sacrificava as minhas férias, otimista de que estava caminhando para um posicionamento muito melhor!
Com forte sintonia com Deus e somente as cousas reamente belas da vida, consegui o merecimento para passar de faze na vida!
Dos países de segundo Mundo em diante, as cousas se passam de modo bastante diverso dos países de primeiro mundo.
Somos muito amor e amizade, sem desprezar a Ciência, a Política e a filosofia.
Nossos pais, não nos mandam para fora de casa, para nos arrumarmos na vida!
É bem verdade que eles vivenciam por maior tempo, número considerável de problemas.
Mas os filhos progidem e passam a auxiliar dentro de casa! Não há espaço para a solidão.
Quando os pais envelhecem, os filhos os socorrem, pois mais apertados ainda encontram-se os laços de Família!
Aprendemos a conviver mais com as diferenças, e observamos com certa tristeza, a quantidade de famílias que desde cedo se dissociam.
Não é que estas condições sejam as melhores.
Mas, as belas e boas conquistas desta característica de Sociedade, também, são devidas à um regime injusto imposto em primeiro lugar pelos dirigentes do nosso País, e em segundo lugar, devido à condições impostas pelos Países de primeiro Mundo.
Em algumas das anteriores entradas de Blog, que publiquei, divulgando os valores positivos da AMAZÔNIA e do Estado do PARÁ, sentí-me obrigado à esvrever alguns parágrafos e frazes, destacando o mau direcionamento que, em sua maior parte, teve a nação Brasileira, referentemente ao seu progresso.
Desde adolescentes, eu, meu irmão, e colegas, fomos tesmunhas das conversas e desabafos de cidadãos de bem, entre eles, pais de família, professores, … de moral nenhum pouco duvidosa, sobre o estado de corrupção Política e Empresarial que assolava o Brasil.
A maioria dos jovens estudantes, possuem ótimos Planos para acabar com a violência, a impunidade, e melhorar considerávelmente a produção e a produtividade, melhorando portanto, o estado de coisas que , no presente, impedem a todos de serem cidadãos mais livres e dignos.
O que eles não conseguem enxergar, é que são vítimas de um Mega-Jogo de velhacos e ambiciosos, que os impedem de, com o passar dos tempos, antes mesmo de eles formarem, de desenvolverem melhor e colocarem seus planos em vigor.
Lembro que desde a sétima série do primeiro grau, eu tinha estas imaginações e, como a maioria dos jovens estudantes, estes Planos.
No segundo grau, com melhores conhecimentos e as idéias mais amadurecidas, por todo o Brasil discutíamos estes problemas e caminhávamos para o Mercado de Trabalho, desenvolvendo com fé e energia, estes Projetos!
Alguns dos piores governos no Brasil, foram os dos presidentes Ernesto Geisel, Fernando Color de Melo, José Sarnei e Fernando Henrique Cardoso.
Para melhor ilustrar o grande jogo, descrevo agora alguns feitos “negativos” do Partido Partido Socialista Democrático Brasileiro(partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso).
A mídia somente o mostrava como um Chefe de Estado educado, sorridente, formado em Harvas, viajando e sendo muito bem recebido nos diversos países onde visitava.
Enquanto ele viajava e distraía a atenção do Povo Brasileiro, os componentes do PSDB, que por longos anos foi o mais influente Partido juntamente com o PMDB, faziam as negociações e criavam projetos milionários de onde desviavam maior parte das verbas para o enriquecimento e fortalecimento deles!
Quando o Partido dos Trabalhadores assumiu o Poder, e logo foi atingido pela trama bem urdida dos demais Partidos de Direita, sob acusações de Caixa 2 e Mensalão, entre outras, o Povo logo observou que era ”politicagem”, buscando impedir o PT de desenvolver os seus melhores Planos!
Entretanto, estas investidas que realmente mostraram erros no Partido dos Trabalhadores, serviram também para o esclarecimento de milhões de cidadãos, sobre o verdadeiro Estado Político, Social e Econômico do Brasil!
Os problemas de mensalão e caixa 2, foram praticados na Nação Brasileira na maioria das Gestões dos Presidentes da República.
O pretexto de erradicar com a corrupção no País, que obrigou o P.T. a se submeter a CPI da corrupção, não foi além do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva(Lula).
Foi exatamente na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB), que as Privatizações das Empresas aconteceram em maior número!
Eles praticamente venderam o Brasil para o estrangeiro. Não são poucos os cidadaõs, que afirmam que eles quebraram ou acabaram de quebrar o Brasil.
Uma Empresa de Telecomunicação vendida para o Grupo TEAM por $2.000.000.000.00( dois bilhões de dólares), faturou em seu primeiro mês de trabalho, perto de $100.000.000.000,00(Cem bilhões de dólares).
Hoje o Povo têm mais acesso a Educação e a informação, e progrediu bastante física(material) e moralmente, mas sempre com a fé característica do País, associada aos seus esforços(estudos profissionalizantes e trabalhos).
Conhecemos que o melhor ou um dos melhores conjunto de valores políticos do Planeta, é o Socialismo!
Os Países Nórdicos( Suíça, Áustria,…), são os exemplos deste Regime.
A Democracia no Brasil, não foi fundada em bases unicamente Solidárias e Fraternas!
Não foi uma doação à Nação.
Foi antes uma jogada Partidária, de um Plolítico demasiado orgulhoso, de um Partido ambicioso de Poder e com muita vontade de deixar gravado o seu nome na História da Política Brasileira! O senhor Ulísses Guimarães, não era nenhum pouco simpático ou agradável ao Povo Brasileiro.
Destes poucos esclarecimentos, tendo em vistas a História da Politica Brasileira, dá para melhor analizarmos o conjunto!
E como desde quando éramos jovens estudantes, nos enganavam, não é surpreza que diante de tantos feitos Políticos no presente, não saibamos transparentemente analizarmos o Estado Econômico, Social e Político do País!
Somos Cidadãos de Bem!
Temos em primeiro plano Deus conôsco!
A bandeira da Fé e a da Esperança, encontram-se sempre hasteadas em nosso território! Hoje vivemos(a maioria) bem melhores que a dez anos passados!
Entretanto, sofridos em nossos sentimentos, cansados de buscas incontáveis, e do trabalho para a melhoria da qualidade de nossas vidas, gostaríamos que o Nosso Brasil já se encontrasse entre os Países de Primeiro Mundo, a fim de nos oferecer benefícios trabalhísticos, dignidade e maior liberdade, para podermos repousar das fadigas e desfrutarmos da felicidade, na posse de todos os Nossos direitos.
É o Brasil uma Nação de futuro?!
Há mesmo a possibílidade de chegarmos ao Primeiro Mundo?!
Em uma palavra: O Brasil é Sério?!
Só Deus pode tanto, e só o tempo nos mostrará!
José Roberto Almeida Valente
O objetivo do meu Blog é mostrar para o Brasil e para o Mundo os valores positivos da Região Norte do Brasil, especialmente o Pará e a AMAZÔNIA, apagando assim, maior parte da má impressão que, ao longo do tempo, o privilégio dado aos estados do Sudeste e Sul, mais os noticiários, principalmente dos Jornais, causaram e causam devido ao baixo nível de qualidade de suas notícias. quando oportuno, discorrer sobre problemas de cunho Sociais, Políticos, Econômicos, Religiosos, Ecológicos,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário